Durante muitos anos ouvi meu pai dizer para eu sair da frente da TV. O recado não partiu só dele, eu lia em reportagens, propagandas em contra-capa de revistas e até mesmo em letras de músicas, se bem me lembro. Enfim, segundo o que se sabia a TV representava o fim da instituição família e o fim do bate-papo e da vida saudável. Atualmente acho que ninguém mais cogita essa hipótese, afinal, a TV saiu de cena e cada vez mais a internet e suas vertentes tem se apossado do magnífico título de "vilã das famílias".
Não estou questionando a utilidade da internet e a importância que ela tem na atualidade. Pelo contrário, acho muito útil e até indiscutivelmente necessária. Mas, como todo bônus trás um ônus, a internet vem quebrando o diálogo em casa.
É simples: todo mundo é cheio de compromissos, e não por que assim o quer, mas porque o mundo atual exige. Veja: para sobreviver é necessário um emprego. Para ter um bom emprego é preciso uma faculdade. Para entrar em uma boa faculdade é necessário muito estudo. E assim sucessivamente. E o tempo, onde fica? Precisamos achar tempo para tudo e no final não NOS sobra tempo. Irônico, não?!
E nos raros momentos de tempo livre, o que você faz? Atualiza o Facebook ou o orkut? Tweeta? Confere seus e-mail?
Acho que ninguém está livre dessa rotina. Afinal, é o seu pai com o notebook na sala, seu irmão no computador no quarto e até mesmo seu namoro tem um papo que flui mais pelo MSN.
De acordo com o que aprendemos em história, o homem evoluiu a medida que deixou de utilizar o seu dente canino e viu ele diminuir de tamanho. Talvez um dia nossos netos lerão em algum site de história que tivemos ouvidos, que tivemos o dom de ouvir e o perdemos por falta de dialogo, que perdemos por ter se tornado dispensável. Afinal, nos comunicamos através do computador e quando estamos com ele em mãos esquecemos os assuntos importantes, ou nem tanto, que estão a nossa volta.
Esse é o ônus de um mundo globalizado virtualmente: aos poucos vamos trocando nossa vida real por uma vida virtual.
BlogdoBadanha
Entretenimento, notícias, fofocas, pornochachagem, mesa redondo, roda de bar, argumentos, depravamentos. Isso tudo e um pouco mais, regado a cerveja, no Blog do Badanha.
quinta-feira, 26 de maio de 2011
domingo, 13 de março de 2011
Os objetivos e os amigos
Situação corriqueira essa. O tempo vai passando, a responsabilidade vem chegando, e os planos então começam a parecer virar sonhos quase distantes. Claro, sem pressa ou pressão, tudo ao seu tempo. Mas a vida aos poucos vai fazendo exigências ao peão, e então eis que surge a cruel dúvida: se puxar ou curtir? E agora?
Tudo vai acontecendo aos poucos e é até difícil perceber. Talvez isso se chame amadurecer, mas eu não sei, de repente minha mãe mentiu pra mim e nem seja isso nada. Mas claro que permanece a vontade de tomar um trago com a gurizada, fazer um som, isso é óbvio! Mas entre uma e várias sempre surge o sentimento aquele, de que tá na hora de tocar em frente, baixar a cabeça e correr atrás dessa porra!
E é aí que a dúvida aquela toma força: se puxar ou curtir? Parar, trabalhar, se esforçar, estudar e correr atrás com certeza vão te garantir alguma coisa no futuro. Futuro este talvez um pouco mais, talvez um pouco menos distante. Mas sempre fica aquela vontade de tá com quem se gosta ou com os amigos, ou tá por aí nas festas, e lógico, isso é muito importante.
No fundo parece meio difícil conciliar tudo, mas quem disse que é fácil?! O melhor tá aí, deixar as coisas seguirem seu fluxo natural, curtir com os amigos, aproveitar mesmo, mas não deixar de lado os objetivos, como se o mundo fosse acabar amanhã!
Afinal, já dizia o nosso saudoso Fred Flinstone: Ya Ba Da Ba Doo!
Assinar:
Postagens (Atom)