Durante muitos anos ouvi meu pai dizer para eu sair da frente da TV. O recado não partiu só dele, eu lia em reportagens, propagandas em contra-capa de revistas e até mesmo em letras de músicas, se bem me lembro. Enfim, segundo o que se sabia a TV representava o fim da instituição família e o fim do bate-papo e da vida saudável. Atualmente acho que ninguém mais cogita essa hipótese, afinal, a TV saiu de cena e cada vez mais a internet e suas vertentes tem se apossado do magnífico título de "vilã das famílias".
Não estou questionando a utilidade da internet e a importância que ela tem na atualidade. Pelo contrário, acho muito útil e até indiscutivelmente necessária. Mas, como todo bônus trás um ônus, a internet vem quebrando o diálogo em casa.
É simples: todo mundo é cheio de compromissos, e não por que assim o quer, mas porque o mundo atual exige. Veja: para sobreviver é necessário um emprego. Para ter um bom emprego é preciso uma faculdade. Para entrar em uma boa faculdade é necessário muito estudo. E assim sucessivamente. E o tempo, onde fica? Precisamos achar tempo para tudo e no final não NOS sobra tempo. Irônico, não?!
E nos raros momentos de tempo livre, o que você faz? Atualiza o Facebook ou o orkut? Tweeta? Confere seus e-mail?
Acho que ninguém está livre dessa rotina. Afinal, é o seu pai com o notebook na sala, seu irmão no computador no quarto e até mesmo seu namoro tem um papo que flui mais pelo MSN.
De acordo com o que aprendemos em história, o homem evoluiu a medida que deixou de utilizar o seu dente canino e viu ele diminuir de tamanho. Talvez um dia nossos netos lerão em algum site de história que tivemos ouvidos, que tivemos o dom de ouvir e o perdemos por falta de dialogo, que perdemos por ter se tornado dispensável. Afinal, nos comunicamos através do computador e quando estamos com ele em mãos esquecemos os assuntos importantes, ou nem tanto, que estão a nossa volta.
Esse é o ônus de um mundo globalizado virtualmente: aos poucos vamos trocando nossa vida real por uma vida virtual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário